Quais são os procedimentos minimamente invasivos e com recuperação rápida?
29/04/2025
(Foto: Reprodução) Técnicas modernas como a Preservé e uso de tecnologias auxiliam pacientes que querem resultado com menos impacto no dia a dia, destaca a Dra. Thamy Motoki Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos com menos tempo de recuperação e menor impacto físico tem crescido de forma significativa. A era dos procedimentos longos, dolorosos e com longas restrições parece estar ficando para trás. Na nova realidade da cirurgia plástica, menos é mais — inclusive no tempo de afastamento da rotina.
Dra. Thamy Motoki
Divulgação
“Hoje, os pacientes estão mais informados e exigentes. Eles não querem apenas um bom resultado estético, mas também um pós-operatório confortável e ágil, que não comprometa sua vida pessoal ou profissional”, afirma a Dra. Thamy Motoki, cirurgiã plástica formada pela UNIFESP, PhD e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Entre as técnicas que mais refletem essa nova mentalidade está a Preservé, inovação no aumento das mamas que permite a colocação de próteses com uma incisão de apenas 2,5 centímetros. A cirurgia pode ser feita com sedação — dispensando a anestesia geral — e a recuperação completa acontece em até 24 horas. “As pacientes saem do centro cirúrgico sem dor, com alta rápida, e voltam à rotina já no dia seguinte. É um novo padrão de qualidade e bem-estar”, explica Dra. Thamy.
Dra. Thamy Motoki
“Preservé não é só uma técnica — é um cuidado com o corpo, com o tempo e com a vida das mulheres. Na Motiva, inovar é isso: pensar em cada detalhe para que beleza e bem-estar caminhem juntos, sem abrir mão de nenhum dos dois”, reforça Cristiano Almeida, Gerente de Marketing da Motiva Brasil.
Além da Preservé, tecnologias como BodyTite, Morpheus, Argon e Retraction são cada vez mais utilizadas em procedimentos como a lipoaspiração. Esses aparelhos promovem retração da pele, estimulam o colágeno e reduzem hematomas e dores, acelerando a recuperação. “Associar tecnologia à cirurgia permite um procedimento mais preciso e menos agressivo ao corpo. Isso é essencial para quem não quer ou não pode ficar dias ou semanas longe de suas atividades”, diz.
Segundo a médica, o perfil dos pacientes também mudou. Muitos buscam discretamente pequenos ajustes, sem cicatrizes evidentes ou transformações radicais. “A naturalidade está em alta, e ela anda de mãos dadas com a tecnologia. São procedimentos que entregam resultado, mas sem alarde, e com respeito total ao tempo e ritmo de cada paciente.”
Dra. Thamy Motoki
Divulgação
Dra. Thamy ressalta que a avaliação individualizada é fundamental para determinar qual técnica será utilizada. “Cada corpo é único e cada rotina também. A ideia é unir ciência, segurança e estética de maneira personalizada.”
Com menos tempo de recuperação, menos dor e mais praticidade, os procedimentos minimamente invasivos ganham espaço como a nova fronteira da cirurgia plástica — uma fronteira que concilia beleza e qualidade de vida.
Dra. Thamy Motoki
instagram.com/drathamymotoki
MD,PhD, Cirurgiã Plástica pela UNIFESP, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Doutorado pela UNIFESP. Corpo clínico Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sirio Libanês e Hospital Santa Paula.
+55 11991374511
drathamymotoki.com.br
Médica responsável: Dra. Thamy Motoki CRM: 166619/SP