Índice de aprendizagem de alunos da rede pública de São José dos Campos é menor que no período pré-pandemia, mostra estudo
29/04/2025
(Foto: Reprodução) Estudo divulgado pela organização 'Todos Pela Educação' nesta segunda-feira (28) revelou que o índice de aprendizagem dos alunos era melhor em 2019 do que em 2023, pós-pandemia. Pandemia ainda afeta aprendizagem em São José dos Campos
Um estudo divulgado nesta segunda-feira (28) pela organização 'Todos Pela Educação', com base nos números do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mostra que São José dos Campos registrou queda no índice de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os números são referentes a 2023, quando foi feita a avaliação, e revelaram que alunos da rede pública da cidade ainda enfrentam dificuldades para recuperar o nível de aprendizagem pré-pandemia.
Segundo o balanço, 71,4% dos alunos do 5º ano da rede municipal atingiram índice de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa. Em Matemática, o número foi de 65,9%.
Em 2019, antes da pandemia da Covid-19, os percentuais eram maiores na cidade:
76,3% de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa
74,4% de aprendizagem adequada em Matemática
Alunos em escola de São José dos Campos
Reprodução/TV Vanguarda
Já no desempenho dos alunos do 9º ano, o percentual se manteve estável em Língua Portuguesa: 55,1% dos estudantes apresentaram aprendizagem adequada tanto em 2023 quanto em 2019.
Por outro lado, em Matemática, houve queda no desempenho dos alunos do 9º ano: passou de 36,7% em 2019 para 34,8% em 2023.
"As redes ainda não conseguiram voltar aos patamares pré-pandemia, que já eram desafiadores. Mas mesmo com as ações que já foram feitas ao longo desses anos pós-pandemia, ainda não foi possível recuperar o cenário que a gente tinha antes da pandemia. Então são necessários muitos esforços para recomposição de aprendizagem", avalia Natália Fregonesi, coordenadora de políticas educacionais do Todos pela Educação.
A secretária de Educação de São José dos Campos, Ruth Zorneta, afirma que a prefeitura da cidade tem investido na recuperação do ensino
"Nós temos o programa Recupera, que foi lançado em 2021 e está sendo reconfigurado em 2025, e temos também a plataforma adaptativa, onde o aluno dá continuidade aos estudos em casa e pode minimizar essas dificuldades", diz Ruth.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina